Dimensionamento de molas de duplo estágio para veículos tipo Baja SAE

Autores

  • Pedro Márcio do Carmo Silva Universidade Federal de São João del-Rei, Brazil
  • Camila Tavares Ribeiro Universidade Federal de São João del-Rei, Brazil
  • Marcus Vinicius Sousa Melo Universidade Federal de São João del-Rei, Brazil
  • José Antônio da Silva Universidade Federal de São João del-Rei, Brazil https://orcid.org/0000-0003-4813-1029
  • Júlio Cesar Costa Campos Universidade Federal de Viçosa, Brazil https://orcid.org/0000-0002-9488-8164
  • Antonio Marcos de Oliveira Siqueira Universidade Federal de Viçosa, Brazil https://orcid.org/0000-0001-9334-0394
  • Flavio Neves Teixeira Universidade Federal de São João del-Rei, Brazil https://orcid.org/0000-0003-2341-1497
  • Luiz Gustavo Monteiro Guimarães Universidade Federal de São João del-Rei, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss8pp16665-01e

Palavras-chave:

Molas, Suspensão, Duplo Estágio, BAJA SAE.

Resumo

Visando melhorar os parâmetros que influenciam no desempenho e conforto do protótipo da equipe Komiketo Baja UFSJ e atingir bons resultados nas competições Baja SAE, foi proposta uma nova metodologia para a substituição das molas lineares por molas de duplo estágio. A mola é um componente capaz de se deformar elasticamente e retornar à sua posição inicial, além de compor o sistema de suspensão automotiva e influenciar no desempenho dinâmico do veículo. A experimentação consiste na elaboração de uma tabela em Microsoft Excel e na simulação de um modelo do veículo percorrendo uma pista irregular, de alta e baixas frequências de oscilação da suspensão no software MSC Adams Car®. A simulação foi dividida em duas partes, sendo uma com o veículo operando com molas lineares e na outra, com as molas não lineares (duplo estágio). Afim de comparar o comportamento nas duas configurações, considerou-se a aceleração vertical como critério comparativo. Os resultados foram satisfatórios, apresentando melhorias, principalmente, no conforto de conforto em relação a mola linear anteriormente utilizada no veículo. 

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Publicado

2023-09-25

Como Citar

Silva , P. M. do C., Ribeiro , C. T., Melo , M. V. S., Silva, J. A. da, Campos, J. C. C., Siqueira, A. M. de O., Teixeira , F. N., & Guimarães, L. G. M. (2023). Dimensionamento de molas de duplo estágio para veículos tipo Baja SAE. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 9(8), 16665–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss8pp16665-01e

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Seção

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