Dimensionamento de molas de duplo estágio para veículos tipo Baja SAE
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss8pp16665-01ePalavras-chave:
Molas, Suspensão, Duplo Estágio, BAJA SAE.Resumo
Visando melhorar os parâmetros que influenciam no desempenho e conforto do protótipo da equipe Komiketo Baja UFSJ e atingir bons resultados nas competições Baja SAE, foi proposta uma nova metodologia para a substituição das molas lineares por molas de duplo estágio. A mola é um componente capaz de se deformar elasticamente e retornar à sua posição inicial, além de compor o sistema de suspensão automotiva e influenciar no desempenho dinâmico do veículo. A experimentação consiste na elaboração de uma tabela em Microsoft Excel e na simulação de um modelo do veículo percorrendo uma pista irregular, de alta e baixas frequências de oscilação da suspensão no software MSC Adams Car®. A simulação foi dividida em duas partes, sendo uma com o veículo operando com molas lineares e na outra, com as molas não lineares (duplo estágio). Afim de comparar o comportamento nas duas configurações, considerou-se a aceleração vertical como critério comparativo. Os resultados foram satisfatórios, apresentando melhorias, principalmente, no conforto de conforto em relação a mola linear anteriormente utilizada no veículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.