CÓDIGO NUMÉRICO DO OPENFOAM PARA ESTUDO DE MODELOS DE FLUXOS BIFÁSICOS GÁS-LÍQUIDO: VALIDAÇÃO

Autores

  • Dayana Mendes Louzada De Paula Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • Elisabet Mas De Les Valls Universitat Politècnica de Catalunya, Departamento de Máquinas e Motores Térmicos
  • Antonio Marcos de Oliveira Siqueira Universidade Federal de Viçosa, UFV https://orcid.org/0000-0001-9334-0394
  • Lluís Batet Universitat Politècnica de Catalunya, Departamento de Máquinas e Motores Térmicos

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp215-225

Palavras-chave:

Fluxo bifásico gás-líquido, OpenFOAM, Simulação numérica

Resumo

Este artigo tem como objetivo a validação de um código numérico para o estudo de fluxos bifásicos gás-líquido. Os resultados obtidos mostram que: 1) para a reprodução numérica de regimes turbulentos por meio de modelos laminares, torna-se necessário o emprego de uma malha bastante refinada, o que muitas vezes pode ser inviável tecnicamente; 2) a aplicação de um modelo de turbulência a uma geometria 2D, tampouco é interessante, pois a turbulência pode provocar significativa dispersão numérica, amortizando os vórtices; 3) a reprodução de um modelo de turbulência em 3D produz resultados satisfatórios, mesmo por meio de uma malha mais grosseira. Com base nestas observações, é possível afirmar que o código numérico do OpenFOAM para modelo de fluxos bifásicos gás-líquido, twoPhaseEulerFoam, é viável e adequado para representar quali e quantitativamente casos reais de modelos bifásicos, inclusive o sistema “hélio-metal líquido” dos breeding blankets de HCLL da Tecnologia de Fusão Nuclear, a partir das validações efetuadas por meio de medidas experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

De Paula, D. M. L., Mas De Les Valls, E., Siqueira, A. M. de O., & Batet, L. (2016). CÓDIGO NUMÉRICO DO OPENFOAM PARA ESTUDO DE MODELOS DE FLUXOS BIFÁSICOS GÁS-LÍQUIDO: VALIDAÇÃO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(3), 215–225. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp215-225

Edição

Seção

Transport Phenomena

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>