A MATEMÁTICA NO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Gilson Luis Firmino Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • Antonio Marcos de Oliveira Siqueira Universidade Federal de Viçosa, UFV https://orcid.org/0000-0001-9334-0394

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp331-345

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Matemática, Cálculo, Ensino de Engenharia.

Resumo

A dificuldade no aprendizado em Matemática tem sido objeto de pesquisas, encontros, palestras, objetivando descobrir as origens dos problemas no ensino/aprendizagem, este trabalho teve por objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos dos cursos de Engenharia quando da resolução de problemas, do ponto de vista dos recursos de matemática e especificamente, investigar os conceitos matemáticos mínimos para a satisfatória resolução de problemas em disciplina-meio do cursos de Engenharia. Os levantamentos foram realizados por meio de entrevistas e coleta de dados, por meio eletrônico. Nota-se que as dificuldades em Matemática encontradas pelos alunos ao ingressarem no Ensino Superior, tornam-se cada vez mais frequentes e diante dos problemas na aprendizagem do Cálculo e disciplinas afins, os usos de TIC’s podem contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O uso de recursos tecnológicos quando utilizados de maneira correta se tornam auxiliares, facilitando a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, motivando os alunos a estruturar seu próprio conhecimento. A metodologia usada pelos professores também tem interferido na aprendizagem dos alunos, “pois muitos deles sentem dificuldades ao se depararem com uma linguagem muito direta e com um ritmo acelerado para cumprir a carga horária”, conforme destacam diversos pesquisadores da área. Sendo assim, as metodologias tradicionais adotadas por muitos professores contribui para o fracasso de muitos alunos, por não dar atenção às dificuldades dos mesmos, causando insegurança e angústia, pois eles encontram um alto grau de abstração nos conteúdos. Nesse sentido, recomenda-se a associação de novas tecnologias educacionais, como o uso de TIC’s e da Web 2.0, bem como um processo de reflexão por parte dos professores sobre a sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Firmino, G. L., & Siqueira, A. M. de O. (2017). A MATEMÁTICA NO ENSINO DE ENGENHARIA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(3), 331–345. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp331-345

Edição

Seção

Engineering Education and Science Education

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>