As representações de crianças e adolescentes sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo numa perspectiva piagetiana

Autores

  • Mônica Rocha
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto
  • Neuza Maria da Silva
  • Marianela Del Carmen Denegri Coria

Resumo

O objetivo desse estudo, no mestrado, foi analisar e descrever as representações das crianças e dos adolescentes de 4 a 13 anos de idade sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo. O estudo está ancorado na pesquisa qualitativa, com base no método clínico piagetiano. A amostra foi composta por 60 sujeitos com média de idade de 4, 6, 7, 10, 11 e 13 anos que frequentavam escolas públicas de Viçosa, MG. Para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista clínica piagetiana. A análise dos dados partiu de categorias descritas por Delval e Denegri (2002) e foram classificadas em níveis (pré-I, I, II e III). As representações dos sujeitos indicaram evolução progressiva e contínua dos conhecimentos e que desde os 4 anos de idade as crianças estabelecem relações entre dinheiro e consumo, o que confirma a hipótese do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Rocha, M., Mattos Barreto, M. de L., da Silva, N. M., & Coria, M. D. C. D. (2012). As representações de crianças e adolescentes sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo numa perspectiva piagetiana. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 23(2), 142–162. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3669

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)