As representações de crianças e adolescentes sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo numa perspectiva piagetiana
Resumen
O objetivo desse estudo, no mestrado, foi analisar e descrever as representações das crianças e dos adolescentes de 4 a 13 anos de idade sobre a inter-relação entre os recursos monetários e o consumo. O estudo está ancorado na pesquisa qualitativa, com base no método clínico piagetiano. A amostra foi composta por 60 sujeitos com média de idade de 4, 6, 7, 10, 11 e 13 anos que frequentavam escolas públicas de Viçosa, MG. Para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista clínica piagetiana. A análise dos dados partiu de categorias descritas por Delval e Denegri (2002) e foram classificadas em níveis (pré-I, I, II e III). As representações dos sujeitos indicaram evolução progressiva e contínua dos conhecimentos e que desde os 4 anos de idade as crianças estabelecem relações entre dinheiro e consumo, o que confirma a hipótese do estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98