COMO SE FORMA O PROFESSOR PESQUISADOR? PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.61Palavras-chave:
ensino, pesquisa e formação docenteResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do interior de Minas Gerais sobre a formação teórico/ prática dos licenciandos, com o objetivo de discutir o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores da educação básica, mais especificamente nos cursos de licenciaturas oferecidas por essa universidade. O motivo da pesquisa é o fato de os professores do ensino básico não se reconhecerem, na maioria das vezes, como produtores do conhecimento. Um recurso que tem sido apontado pela literatura para a melhoria da qualidade do trabalho docente e para o aprimoramento do professor de educação básica como agente produtor de conhecimento é a articulação entre ensino e pesquisa na sala de aula. Neste artigo, serão apresentados resultados da pesquisa realizada através da análise das ementas e dos programas das disciplinas de quatro cursos de licenciaturas oferecidos pela referida universidade: Letras, História, Biologia e Matemática. Os resultados aqui apresentados referem-se aos conteúdos das mesmas. Foi possível perceber que, nos cursos de licenciatura investigados, a iniciativa de formação do professor pesquisador é pontual, ou seja, apenas alguns departamentos oferecem disciplinas relacionadas a tal questão.
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