Avaliação das estratégias de Resfriamento Evaporativo (RE) e de Ventilação Mecânica/Natural (VMN) para o projeto de sistemas de condicionamento de ar para salas de aula, considerando diferentes cenários de mudanças climáticas para Viçosa (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl10iss7pp19010Palabras clave:
Projeto de Ar Condicionado e Ventilação. Resfriamento Evaporativo. Ventilação Mecânica/Natural. Mudanças Climáticas.Resumen
O projeto de sistemas de ar condicionado e ventilação visam obter conforto térmico e a Qualidade do Ar Interior (QAI) com eficiência energética. O conforto térmico influencia diretamente na concentração e na produtividade das pessoas em ambientes internos. Em escolas e universidades, ambiente com salas de aula densamente ocupadas, este fator se torna importante no desempenho das atividades acadêmicas. Nesses ambientes, é importante manter as temperaturas e umidades internas em faixas que propiciem o conforto térmico, e promover a renovação de ar visando a garantia da QAI. Considerando os cenários de mudanças climáticas e o aquecimento global, com a tendência de aumento das temperaturas médias e com a necessidade crescente de economia de energia, promover o conforto térmico nesses ambientes se torna mais desafiador. Neste contexto, este trabalho analisou como técnicas de Resfriamento Evaporativo (RE) e de Ventilação Mecânica/Natural (VMN) poderiam ser utilizadas como estratégias para promoção de conforto térmico numa sala de aula na cidade de Viçosa (MG). A partir do levantamento da carga térmica horária da sala, analisou-se as capacidades de sistemas de RE e de VMN em manter a temperatura do ambiente entre 22 e 35 oC para duas faixas de umidade relativa, entre 40% e 60%, e entre 40% e 80%. A análise foi feita para nove cenários climáticos, um atual, quatro para 2050 e quatro para 2080. Todos os cenários futuros consideraram o aquecimento global em diferentes níveis. Os resultados mostraram que o RE, a partir de diferentes modelos de cenários climáticos, para o presente e projetados para o futuro, foi capaz de manter a temperatura interna da sala abaixo de 27 oC para o cenário climático atual e abaixo de 31 oC para o cenário climático mais pessimista para 2050, em todas as situações mantendo a umidade relativa interna abaixo de 80%.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.