Avaliação das estratégias de Resfriamento Evaporativo (RE) e de Ventilação Mecânica/Natural (VMN) para o projeto de sistemas de condicionamento de ar para salas de aula, considerando diferentes cenários de mudanças climáticas para Viçosa (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl10iss7pp19010Palavras-chave:
Projeto de Ar Condicionado e Ventilação. Resfriamento Evaporativo. Ventilação Mecânica/Natural. Mudanças Climáticas.Resumo
O projeto de sistemas de ar condicionado e ventilação visam obter conforto térmico e a Qualidade do Ar Interior (QAI) com eficiência energética. O conforto térmico influencia diretamente na concentração e na produtividade das pessoas em ambientes internos. Em escolas e universidades, ambiente com salas de aula densamente ocupadas, este fator se torna importante no desempenho das atividades acadêmicas. Nesses ambientes, é importante manter as temperaturas e umidades internas em faixas que propiciem o conforto térmico, e promover a renovação de ar visando a garantia da QAI. Considerando os cenários de mudanças climáticas e o aquecimento global, com a tendência de aumento das temperaturas médias e com a necessidade crescente de economia de energia, promover o conforto térmico nesses ambientes se torna mais desafiador. Neste contexto, este trabalho analisou como técnicas de Resfriamento Evaporativo (RE) e de Ventilação Mecânica/Natural (VMN) poderiam ser utilizadas como estratégias para promoção de conforto térmico numa sala de aula na cidade de Viçosa (MG). A partir do levantamento da carga térmica horária da sala, analisou-se as capacidades de sistemas de RE e de VMN em manter a temperatura do ambiente entre 22 e 35 oC para duas faixas de umidade relativa, entre 40% e 60%, e entre 40% e 80%. A análise foi feita para nove cenários climáticos, um atual, quatro para 2050 e quatro para 2080. Todos os cenários futuros consideraram o aquecimento global em diferentes níveis. Os resultados mostraram que o RE, a partir de diferentes modelos de cenários climáticos, para o presente e projetados para o futuro, foi capaz de manter a temperatura interna da sala abaixo de 27 oC para o cenário climático atual e abaixo de 31 oC para o cenário climático mais pessimista para 2050, em todas as situações mantendo a umidade relativa interna abaixo de 80%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.