Dimensionamento de molas de duplo estágio para veículos tipo Baja SAE
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss8pp16665-01ePalavras-chave:
Molas, Suspensão, Duplo Estágio, BAJA SAE.Resumo
Visando melhorar os parâmetros que influenciam no desempenho e conforto do protótipo da equipe Komiketo Baja UFSJ e atingir bons resultados nas competições Baja SAE, foi proposta uma nova metodologia para a substituição das molas lineares por molas de duplo estágio. A mola é um componente capaz de se deformar elasticamente e retornar à sua posição inicial, além de compor o sistema de suspensão automotiva e influenciar no desempenho dinâmico do veículo. A experimentação consiste na elaboração de uma tabela em Microsoft Excel e na simulação de um modelo do veículo percorrendo uma pista irregular, de alta e baixas frequências de oscilação da suspensão no software MSC Adams Car®. A simulação foi dividida em duas partes, sendo uma com o veículo operando com molas lineares e na outra, com as molas não lineares (duplo estágio). Afim de comparar o comportamento nas duas configurações, considerou-se a aceleração vertical como critério comparativo. Os resultados foram satisfatórios, apresentando melhorias, principalmente, no conforto de conforto em relação a mola linear anteriormente utilizada no veículo.
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