O contexto de Ateliês e Projetos Integrados no ensino público brasileiro de Arquitetura e Urbanismo
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12305-01-12eMots-clés :
Ateliê Integrado. Projeto Integrado. Ensino de Arquitetura e Urbanismo.Résumé
Desde final do século XX, as discussões sobre a fragmentação do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil tem resultado em novas propostas de integração de disciplinas. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar o contexto atual dos Ateliês Integrados (AI) ou Projetos Integrados (PI) em instituições brasileiras de ensino superior público. Para tal, foram consultados seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e classificados os AI e PI a partir de suas ocorrências em fases única, dupla, anual ou mais abrangente. Constata-se que grande parte dos cursos apresentam em seus objetivos alguma proposta de integração de disciplinas, cada uma com suas qualidades e nível de detalhamento. Esse universo abrangente de experiências permite refletir sobre novos direcionamentos para a importante relação disciplinar no processo de ensino-aprendizado entre as diferentes áreas dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Journal of Engineering and Exact Sciences 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .