Uma análise dos softwares CAD e BIM nos projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura em instituições públicas brasileiras

Autores/as

  • Tarciso Binoti Simas Federal University of South and Southeast of Pará
  • Joanne Leal Almeida Silva Federal University of South and Southeast of Pará https://orcid.org/0000-0002-4859-670X
  • Carlos Maviael de Carvalho Federal University of South and Southeast of Pará

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12304-01-12e

Palabras clave:

BIM. CAD. Projeto Pedagógico de Curso. Arquitetura e Urbanismo.

Resumen

Desde o final do século XX, o advento do Building Information Modelling (BIM) está ampliando novas possibilidades de processo de projeto com desenho paramétrico, fabricação digital, análises, compatibilização etc., sobretudo em comparação ao Computer-Aided Design (CAD). Isso tem gerado muitas expectativas de mudanças tanto na atuação profissional quanto no campo do ensino. Portanto, este artigo tem como objetivo entender a atual configuração de representação digital no ensino público de Arquitetura e Urbanismo no Brasil em relação ao uso das plataformas CAD e/ou BIM. Para tal, foram consultados os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) disponíveis nos respectivos sites e analisadas suas disciplinas quanto ao uso de plataformas de CAD e/ou de BIM. É possível observar um significativo número de cursos cujas disciplinas não mencionam o sistema BIM nem seus softwares, assim como experiências híbridas e abordagens importantes nesse avanço tecnológico. Entende-se a necessidade de maior reflexão sobre o BIM e seus desdobramentos para subsidiar sua introdução ou atualização nos PPC de Arquitetura e Urbanismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-03-30

Cómo citar

Simas, T. B., Silva, J. L. A., & Carvalho , C. M. de. (2021). Uma análise dos softwares CAD e BIM nos projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura em instituições públicas brasileiras. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(1), 12304–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12304-01-12e

Número

Sección

General Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a