Uma análise dos softwares CAD e BIM nos projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura em instituições públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12304-01-12ePalabras clave:
BIM. CAD. Projeto Pedagógico de Curso. Arquitetura e Urbanismo.Resumen
Desde o final do século XX, o advento do Building Information Modelling (BIM) está ampliando novas possibilidades de processo de projeto com desenho paramétrico, fabricação digital, análises, compatibilização etc., sobretudo em comparação ao Computer-Aided Design (CAD). Isso tem gerado muitas expectativas de mudanças tanto na atuação profissional quanto no campo do ensino. Portanto, este artigo tem como objetivo entender a atual configuração de representação digital no ensino público de Arquitetura e Urbanismo no Brasil em relação ao uso das plataformas CAD e/ou BIM. Para tal, foram consultados os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) disponíveis nos respectivos sites e analisadas suas disciplinas quanto ao uso de plataformas de CAD e/ou de BIM. É possível observar um significativo número de cursos cujas disciplinas não mencionam o sistema BIM nem seus softwares, assim como experiências híbridas e abordagens importantes nesse avanço tecnológico. Entende-se a necessidade de maior reflexão sobre o BIM e seus desdobramentos para subsidiar sua introdução ou atualização nos PPC de Arquitetura e Urbanismo.
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